domingo, 31 de julho de 2011

SAKURA: A CEREJEIRA-DO-JAPÃO

Môsar Lemos

Esta árvore está bastante associada às imagens do Japão. Foi introduzida no Brasil onde se adaptou bem e pode ser vista em regiões mais frias aqui no Estado do Rio de Janeiro, onde podemos encontrá-la em plena floração no mês de julho. A foto que ilustra o texto mostra a floração em São Pedro da Serra (RJ) em julho de 2010.
            É uma árvore fácil de trabalhar para obter um bonsai bonito e harmônico. Venho trabalhando no pré-bonsai que tenho hoje desde 2010. Inicialmente era uma muda com cerca de 80 centímetros de altura e uma bifurcação no tronco bem próximo da base. Escolhi alguns ramos laterais e podei de forma drástica para ver o comportamento da planta, e fiquei surpreso com a brotação rápida das folhas nos ramos podados. Isto me deu segurança para continuar podando e reduzir a altura da planta. Atualmente a planta está com cerca de 20 centímetros de altura. Considerando que quando comprei a muda no horto ela já tinha mais ou menos dois anos de idade, hoje é um pré-bonsai com cerca de três anos. As folhas ainda são grandes.


          A cerejeira-japonesa ou Sakura (Prunus serrulata) é uma árvore da família das Rosáceas, a mesma família do pessegueiro, originária do Japão. Perde as folhas durante a floração, o que realça ainda mais a beleza das flores, assim como ocorre com os nossos ipês. O tronco é cilindrico, delgado, simples e curto, com casca rugosa de cor marrom-acinzentada. A árvore apresenta altura de 4 a 10 metros, com copa mais ou menos densa com 3 a 4 metros de diâmetro. As folhas se apresentam uma de cada lado do ramo de forma alternada, são ovaladas tgerminando em ponta, com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas. Nascem com uma tonalidade bronzeada, ficam verdes e mudam para o amarelho ou vermelho no outono e então caem.


Para o manejo do bonsai tenho mantido a planta direto no sol, regando diariamente, pois ela sente muito rapidamente a falta de água. No plantio utilizei uma mistura de areia com esterco de galinha seco e barro (40/10/50) e posteriormente após a planta já estar adaptada no vaso acrescentei humus de minhoca em cobertura. Ainda não fiz a poda de raízes ou transplante de vaso o que somente deve ser feito a cada dois anos. Não faço podas durante o outono e o inverno. Nos demais meses uso o bom senso para ir formando a copa, já que a planta rebrota com muita facilidade. Não tenha medo de podar. Utilizo adubação mensalmente exceto durante o inverno, preferindo utilizar adubos orgânicos como torta de mamona, farinha-de-ossos, esterco de galinha e humus de minhoca. Entretanto pelo menos duas vezes ao ano é necessário utilizar um adubo químico de liberação gradual como o NPK na formulação 10-10-10. Deixe um intervalo de 6 meses entre uma adubação química e outra (por exemplo, março e setembro).


 
           

Créditos fotográficos
Marize Dias Lemos
US National Arboretum Bonsai Collection

11 comentários:

  1. amigo a ceregeira ser pra bonsai?agradeço

    ResponderExcluir
  2. vc sabe como eu começo o cultivo dela desde a semente?

    ResponderExcluir
  3. Prezados, Saude e Paz.
    As cerejeiras produzem bonsais fantásticos.
    Sobre o plantio a partir de sementes vejam a ulyima posyagem. Abração a todos.

    ResponderExcluir
  4. você acha que é possível ela ser cultivada no nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liza. Saúde e Paz.
      A cerejeira deve ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, rico em matéria orgânica. O solo deve ter uma boa drenagem. A água precisa ser drenada para não encharcar e apodrecer as raízes. Evite, portanto solos barrentos. Não tolera podas drásticas. Como é uma planta de clima temperado, necessita de estações bem definidas para florescer plenamente. Nas regiões tropicais tem sido cultivada em regiões de altitude elevada. Seu crescimento é moderado e a floração é precoce. Resiste ao frio, geadas e curtos períodos de estiagem. Como você vê parece que as condições são um pouco adversas, mas as árvores surpreendem a gente. Acho que você deve tentar. Pode ser produzida a partir de semente, estaca ou alporquia.
      Se a sua idéia é um bonsai fica mais fácil, pois você manterá as condições de umidade, insolação totalmente sobre controle.
      Sucesso na sua empreitada.

      Excluir
  5. Olá Jessica. Saúde e Paz. Existem diversos sites na internet dedicados ao bonsai e que periodicamente oferecem bonsai de sakura, mas geralmente esgotam rápido. De uma olhada no BONSAIKAY, no O BONSAI, por exemplo. Uma opção é comprar sementes que as vezes são oferecidas no mercado livre e iniciar seu bonsai a partir de uma semente. É um pouco demorado, mas a arte do bonsai exige muita paciência. Abração. Môsar

    ResponderExcluir
  6. Ola, eu li que é possivel fazer que cerejeira floresça no RJ desde que ela esteja em clima de altitude, no entanto no caso de não estar em altitude, ainda é possível sua floração?, eu li em algum lugar que para ajudar a florescer precisa ficar 20 dias na geladeira, esta informaçao esta correta?

    ResponderExcluir
  7. Olá, no ano passado ganhei um de aniversário, em meados de junho ele deu flores lindas na época certa depois nunca mais de nenhuma folha, este ano me esqueci algumas vezes de cuidar e acho que ela morreu, nunca deu folhas, eu regava dia sim e dia nao, mas fiquei umas duas semanas sem regar, tem algo que possa fazer para salva-la? Hoje deixei ela em uma bacia com agua por um tempo, posso colocar algum fertilizante ou preciso esperar secar? Será que consigo salvar?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ,primeira vez q tenho a informação q é possível encontrar árvore da Sakura no RJ ,sou fanático por uma dessas,cheguei adquiri uma muda de SP,mas não vingou ,as folhas chegaram a brotar mas ,depois de um tempo a muda morreu,gostaria de ter informações de onde comprar mudas aqui no RJ ,ou sementes ,pois devido a condição financeira atual ,fica difícil comprar de outro estado devido ao valor do frete

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Meu nome é Silvia e em meu condomínio o síndico anterior plantou em cima de nossa garagem 14 cerejeiras Sakura. Elas estão a sol pleno e algumas apresentam folhas com ferrugem.
    A distancia entre elas é de aproximadamente 1 metro e a profundidade da onde estão plantadas é de 90 cm. em uma laje onde embaixo dela ficam as garagens.
    Peço que me ajudem, pois o ex-síndico está espalhando que estamos matando as cerejeiras e está querendo nos processar por isso.

    Meu e-mail é condominiobosquesdosul2015@gmail.com

    Grata,

    ResponderExcluir
  10. Olá! Meu bonsai de cerejeira deu poucas flores no ano passado, mas já este ano não deu nenhuma flor e está com algumas manchas brancas em algumas folhas e também suas folhas estão enrolando. Pode ser fungos e como tratar?!

    ResponderExcluir