domingo, 23 de outubro de 2011

UM BONSAI DE IPÊ AMARELO


Môsar Lemos



Esta árvore já tem doze anos de idade e floresceu algumas vezes. Nesta sequência de imagens podemos acompanhar a sua fenologia, desde o período vegetativo quando está totalmente com folhas. O reaparecimento das folhas começa após a floração e quando a arvore ainda tem os frutos (vagens) por volta do mês de outubro. Este ano tenho visto muitas árvores floridas ainda no mês de outubro, porém nos bonsais a floração ocorreu mais cedo e as folhas já estão voltando.


Em Agosto desse ano a árvore já tinha perdido todas as folhas e os botões florais já eram visíveis. Esse ano foi muito frio e entramos em Setembro ainda com temperaturas baixas, com madrugadas de 14o. C aqui em Niterói (RJ), o que não é comum.


Em Setembro a arvoreta estava com flores, como estas que ainda não haviam terminado de abrir completamente.



Neste mês de Outubro a árvore ainda está com as vagens, que secarão e abrirão liberando as sementes aladas.

Os bonsais de ipê amarelo levam cerca de três meses entre a queda das folhas, floração e a produção de sementes, o que ocorre do final do inverno ao início da primavera.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Através de sementes, eu já plantei e é muito simples.

      Excluir
    2. Através de sementes, eu já plantei e é muito simples.

      Excluir
  2. sou de sao paulo, capital, tenho um ipe amarelo que solta muita semente e elas brotam muito no meu quintal, tenho muitas mudas.
    dallacqua.valdmeir@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. sou de sao paulo, capital, tenho um ipe amarelo que solta muita semente e elas brotam muito no meu quintal, tenho muitas mudas.
    dallacqua.valdmeir@gmail.com

    ResponderExcluir